Muitas pessoas que são apaixonadas por barcos, têm dúvidas sobre quais são as áreas de navegação e portes de embarcações permitidos, para que seu passeio seja regulamentado e livre de infrações marítimas.
E, aprender mais sobre isso, é muito importante, para navegar livremente com seus barcos e seguir dentro da lei e das normas específicas sobre estes trajetos.
E, pensando nisso, preparamos este artigo para falar mais sobre quais são as áreas de navegação e porte de embarcações permitidos. Leia a seguir e entenda mais sobre este assunto!
Conheça as áreas de navegação e os portes de embarcações e fique por dentro!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre os caminhos que são permitidos percorrer e até onde elas podem navegar com seus barcos.
Portanto, veja a seguir e entenda quais são as áreas de navegação e porte de embarcação que são permitidos para percorrer um trajeto livremente com seu barco.
Áreas de navegação
-
Áreas de navegação interior
Estas áreas também conhecidas como brigadas, são os locais que possuem mais segurança de navegação em casos de variação repentina de tempo, como ocasiões onde há tempestades e chuvas muito fortes.
Nestas regiões, os barcos permanecem em segurança, podendo navegar tranquilamente e geralmente são pertencentes às baías, lagoas, rios e enseadas.
O órgão fiscalizador, chamado de Capitania dos Portos, responsável pela navegação com fins de lazer, delimita quais são as regiões que podem ser navegadas com segurança e, para entender melhor como esta delimitação funciona, basta visualizar uma linha imaginária que percorre uma extremidade à outra de uma enseada.
-
Área de navegação costeira
Estas regiões de navegação são delimitadas em mar aberto, mas que ainda proporcionam uma vista da costa.
Mas, para a segurança dos navegantes, o limite de navegação é de 20 milhas náuticas a partir da costa, sendo a distância máxima.
Este limite de segurança foi dado devido à segurança precária e a exposição desta área em épocas de tempestades e reviradas de tempo.
-
Área de navegação oceânica
Estas regiões de navegação são aquelas localizadas em mar aberto, onde a costa se encontra em uma distância longa e não pode ser mais avistada.
E, devido à sua localização, é uma região que deve ser percorrida apenas por navegantes experientes, já que é um local em mar aberto totalmente exposto e livre de abrigos em situações de mau tempo.
Para que seu parco possa percorrer esta distância de forma segura, é preciso que ele se adeque às exigências e normas decretadas pela lei responsável por classificar os barcos.
Portes de embarcações
Os portes de embarcações são divididos de acordo com uma lei que classifica o tamanho dos barcos e a sua resistência, de acordo com a área de navegação que os navegantes desejam percorrer.
Dessa forma, os navegantes possuem mais garantia e segurança em seus trajetos, podendo passar por áreas de navegação em mar aberto sem sofrer consequências com a revirada do tempo.
A lei que classifica os barcos, os subdivide em algumas classificações, como:
-
Embarcações miúdas
Ou, nos casos em que os barcos são superiores à 5 metros, seu convés é aberto e não possuem uma cabine estruturada para comportar passageiros para uma viagem, sendo considerados barcos para passeios breves e que não são capazes de passar por tempestades em alto mar.
-
Embarcações de médio porte
Estas embarcações de médio porte são a classificação para barcos que possuem um comprimento um pouco maior, podendo ir até aproximadamente 24 metros.
Mas, apesar disto, é preciso ter atenção e se atentar à medida corretamente, para não confundir a metragem com medidas por pés.
Isto por que, no mercado náutico, é muito comum se relacionar à medida de barcos e navegação por pés, onde 1 metro é equivalente à 3,048 pés.
-
Embarcações de grande porte
Estes barcos são os de porte elevado, entrando em uma classificação de segurança, onde podem tranquilamente navegar em alto mar.
Mas, para que se enquadrem neste tipo de classificação, é preciso que sejam medidos e tenham o comprimento elevado ou igual a 24 metros.
Portanto, estes barcos são compatíveis com o tipo de exposição que serão levados e podem passar por grandes tempestades sem colocar em risco a vida de seus navegantes.
É muito importante levar em conta a lei dos barcos e respeitar às exigências, para poder navegar em segurança.
Além disso, é preciso portar todos os equipamentos de segurança, ter um registro especializado de seu barco e possuir carteira de habilitação especializada para comandar o barco.
Para navegar em segurança, conheça toda a área de navegação e o porte de embarcações específico, para que seu passeio seja o melhor possível.
Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.
Deixe um comentário