A Pesca Peixes Pescarias

Cuidados No Manuseio De Peixes De Água Salgada E Doce

Cuidados No Manuseio De Peixes De Água Salgada E Doce
Escrito por epeixao

Entender os cuidados no manuseio de peixes de água salgada e doce aumenta ainda mais a eficácia de suas técnicas dentro da pescaria.

A pesca é uma prática muito antiga, que foi se desenvolvendo com o passar dos anos e que, cada vez mais, possui informações que possam contribuir para o sucesso dos pescadores.

Veja neste artigo quais são os cuidados no manuseio de peixes de água salgada e doce, que podem contribuir para que você se torne um pescador ainda mais experientes.

Conheça os cuidados no manuseio de peixes de água salgada e doce

Veja a seguir as principais espécies e os cuidados que devem ser tomados no manuseio com cada uma delas:

  • Baiacu

O baiacu é um peixe que possui uma estrutura peculiar e, que ao seu assustar ou passar por situações inesperadas, ele muda de forma, inchando e tomando uma forma de bola.

Esta espécie de peixe é muito comum de ser encontrada nas costas de ilhas oceânicas e até mesmo nos mangues.

O baiacu é conhecido por muitos aspectos, mas, principalmente por sua carne com sabor indescritível, que deve ser preparada com muito cuidado devido à uma poderosa toxina venenosa.

Esta toxina pode ser encontrada presente em uma pequena bolsa, próxima o sistema digestivo do peixe e, caso ela entre em contato com a carne, as pessoas a comerem podem sofrer com sintomas que vão desde um leve formigamento, até o comprometimento da fala e dificuldade de respirar.

Apesar de trazer danos para a saúde, a ingestão desta toxina pode ser feita de maneira dosada, causando alguns efeitos desejado e utilizados na gastronomia de alguns países, como no Japao, onde pessoas buscam por locais especializados que oferecem a ingestão desta toxina de maneira segura.

  • Raias

As raias são espécies que podem chegar a aproximadamente sete metros e é possível encontra-las principalmente próximas as praias.

E, ao se encontrar muito próximo de uma Raia, é preciso ter cuidado para que sua pele não entre em contato com os grandes espinhos, que estão presentes em sua cauda, evitando machucados.

Quando estas espécies se sentem ameaçadas, elas podem reagir de forma violenta, atacando com sua cauda e inoculando um veneno muito forte, através de seus espinhos, que é capaz de levar a vítima à óbito.

  • Peixe sapo

Esta espécie de peixe é adaptável e pode ser encontrado em aguas doces e salgadas, vivendo em regiões que contenham lama.

Devido ao seu pequeno tamanho, ele pode ser confundido e pisado. Mas, caso isto aconteça, ele costuma liberar um potente veneno que faz com que a vítima sinta muita dor e inflamação do local, podendo até mesmo chegar a perder o membro que foi acometido por esta substancia.

Para evitar os sintomas, é preciso aplicar imediatamente agua quente ao local, fazendo com que a dor seja amenizada.

  • Peixe escorpião

Este peixe pode ser encontrado próximos à litorais e ele possui um modo de atuação muito semelhante ao peixe sapo, onde é aplicado um veneno em suas vitimas que podem causar muita dor e, em contato com agua quente, tem seus efeitos amenizados.

  • Mangagás ou peixe pedra

Esta espécie de peixe vive nas profundezas de corais e ele é muito característico, devido à sua estrutura que contém diversas partes com espinhos venenosos que, em contato com suas vítimas, podem ser causadores de fortes dores que podem durar horas.

Geralmente, o local acometido pelo veneno pode apresentar muita vermelhidão e ardor e, caso isto aconteça, a vítima deve ser levada imediatamente ao hospital mais próximo.

  • Agulhas e agulhões

Estas espécies de peixes costumam aparecer principalmente a noite, quando os pescadores começam a utilizar luzes de origem artificial para iluminar o ambiente.

Com isto, estes peixes são cada vez mais atraídos e começam a pular, indo para cima do barco, se tornando muito perigosos, podendo atingir partes do corpo, furando com suas pontas que lembram finas agulhas.

Uma forma muito inteligente de evitar o ataque desses peixes, é tomar cuidado ao manusear a lanterna durante a noite, sempre tomando cuidado para retirar a luz de perto do corpo.

  • Tubarão

O tubarão é conhecido como um dos seres marinhos mais temidos de todo o oceano e, como sua própria fama diz, eles podem oferecer grande risco, atacando outros peixes e até mesmo humanos, provocando danos enormes para o corpo e na maioria dos casos levando duas vítimas à morte.

Estes são apenas algumas, das diversas espécies que podem existir nas aguas e oferecer algum risco para os pescadores.

E, por isto, é muito importante levar em conta todos os cuidados no manuseio de peixes de água salgada e doce, mantendo a segurança na pescaria.

Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.

acesse o epeixao.com e se divirta pescando em amigos
participe agora do nosso chat do whatsapp

Sobre o autor

epeixao

Deixe um comentário