O formato das iscas é um fator que influencia muito na hora de realizar a pescaria de maneira correta e, por isto, é preciso que o pescador saiba muito bem como é sua estrutura, entendendo como escolher cada isca para determinadas situações.
Dessa forma, para possuir um ótimo desempenho dentro da pescaria, é preciso se aprofundar um pouco mais e se adentrar em meio as técnicas, levando em conta alguns fatores na estruturação das iscas que sejam uteis para cada momento.
Veja a seguir e entenda qual o formato das iscas e como distingui-las, fazendo a escolha correta para cada situação especifica.
Saiba mais sobre o formato das iscas
É possível encontrar diferentes formatos das iscas, que são decididos de acordo com os hábitos dos peixes em que a pesca será realizada.
Mas, todas as iscas artificias possuem algo em comum, elas têm como objetivo imitar uma presa que pareça real e por isto, é preciso que ela possua alguns aspectos marcantes em sua estruturação.
Existem algumas iscas mais conhecidas e elas são:
-
Plug
Estes tipos de isca artificial são aqueles que são formadas em um padrão, ou seja, seu formato costuma ser sempre o de um peixe.
Geralmente, o material utilizado para sua fabricação são de estrutura mais rígida, podendo ser utilizado madeira, alguns plásticos mais rígidos, acrílico ou fibra.
É possível este tipo de isca possua ou não barbela, não sendo necessariamente uma regra para sua produção.
A isca plug é formada por alguns aspectos, sendo eles o corpo da isca, o olho, a barbela (região onde é encontrado o apêndice frontal mas, como foi dito, esta estrutura pode ser opcional neste tipo de isca), a argola e, por fim, a garatéia.
Algumas iscas que entram neste tipo de classificação podem possuir ainda um tipo de esfera de plástico, que tem como finalidade realizar um tipo característico de barulho, que tem como nome “ratler”.
-
Barbela
Este tipo de isca, muito citado dentro da pescaria, se refere aos tipos de estrutura onde as iscas possuem uma espécie de apêndice frontal, ou seja, uma pequena protuberância que recebe o nome de barbela.
Geralmente, este tipo de isca é mais utilizado para as pescarias de meia água, onde a isca deve afundar até certo ponto, afim de atrair os peixes da região, que possuam estes hábitos de transição.
As barbelas das iscas aritificais ainda podem receber outros nomes, sendo chamadas de lingueta, palheta ou lábio.
-
Grub
Este tipo de isca geralmente possuem um aspecto um pouco diferente, possuindo uma forma peculiar, com uma estrutura que lembra alguns vermes que se encontram presentes na água.
Dessa forma, é possível atrair os peixes que se atraem por este tipo de presas e, um fator muito relevante para atrair as espécies, é a sua formação macia, produzidas por materiais mais flexíveis, como o silicone ou a borracha.
-
Minhocas
As iscas do tipo de minhocas, como próprio nome diz, possuem um formato em que imitam uma minhoca, um tipo de isca muito utilizado, inclusive quando as iscas são de origem natural.
Mas, além disso, e possível encontrar iscas desta categoria que possuam formato de repteis, que consigam atrair os peixes.
E, para dar movimentação das as iscas, elas costumam ser formadas por materiais mais flexíveis, como o silicone.
-
Frog
As iscas estilo frog são iscas que possuem um formato de alguns animais que vivem no ambiente aquático e que podem variar, sendo utilizados de acordo com as presas que são encontradas.
Portanto, é possível encontrar iscas que possuem o formato de sapos, rãs ou, até mesmo pequenos ratos, que possam ser encontrados presentes em determinadas regiões.
Este tipo de isca costuma ser produzido com materiais como o silicone ou o plástico.
-
Spinner
Este tipo de isca geralmente costuma ter em sua estrutura pequenas hélices ou, como também costumam ser chamadas, pequenas colheres que realizam um movimento de rotação no momento em que são tracionadas.
Algumas iscas dentro desta classificação ainda costumam ser compostas por plumagens especificas ou materiais que sejam de fabricação sintética.
As iscas de estruturação clássica, dentro desta categoria, são produzidas de metal mas, o importante é que o material seja flutuante e apareça de forma suspensa.
-
JIG
Estas iscas são para pesca de fundo, onde é necessário afundarem consideravelmente para ter acesso aos peixes que se encontram nesta região.
E, para que isto seja possível, é preciso que sua fabricação seja realizada a partir de materiais como o chumbo.
O formato das iscas é um fator de grande influência em seu modo de operação, já que isto serve de principal atrativo para determinadas espécies de peixes e faz com que seu desempenho dentro da pescaria seja ainda melhor, acontecendo de maneira profissional.
Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.
Deixe um comentário