Quem não gosta de uma porção de camarão com uma bebida gelada? Muito bom, não é mesmo?
Assim como pratos culinários, o camarão também é utilizado como isca natural em águas salgadas, podendo ser usado em duas maneiras: vivo ou morto.
Mas você ainda não sabe qual espécie usar ou como usar? Fica tranquilo, preparamos para você uma série de informações que irão te ajudar. Vamos lá?!
Primeiramente é importante saber: quais são os principais tipos de camarões?
- Sete-barbas
- Branco pequeno
- Pintado
- Branco
- Pitu
- Rosa
Os camarões possuem diversas espécies, e são cultivadas em diferentes ambientes no planeta e de acordo com sua adaptabilidade.
Agora fica a dúvida: qual o melhor camarão para pescar?
Podemos dizer que os camarões são os “queridinhos” dos pescadores. Ele é uma ótima opção para peixes de água salgada. Os mais usados para pesca são: sete-barbas; branco e rosa.
Não existe qual melhor espécie, mas no geral, uma boa opção é o camarão fresco, vendido especialmente em beiras de praia.
Por não passar por água doce ou em qualquer outra substância, fica preservada sua consistência, o cheiro e as propriedades do crustáceo.
Como já dito, você pode utilizá-lo de duas maneiras: vivo e morto. Mas há diferenças entre elas.
O camarão vivo é recomendável para ambientes em lugares onde a profundidade é inferior a 15 metros e de preferência próximo a estruturas submersas como canais, píer (passarela), costas, etc.
Já o camarão morto necessita que você tenha uma atenção especial. Em pescarias em alto mar, você deve arrancar a cabeça do camarão e mantendo a casca, dificultando a desestruturação da isca.
O que é camarão descabeçado (sem cabeça)? É pior para pescar?
Camarão descabeçado, como já diz o nome, é o ato de retirarmos a cabeça do camarão para que a isca fique mais leve no anzol.
Mas o camarão descabeçado é pior para pescar? Não, pelo contrário, ele ajuda muito.
Usar o camarão sem cabeça deixa a isca mais leve e você consegue facilmente passá-lo pelo anzol, prendendo cuidadosamente desde o início da sua cauda, evitando que ele se solte na hora do arremesso ou dentro da água.
Já o camarão com cabeça traz o efeito contrário. Ele deixa a isca mais pesada por causa da grande porção, correndo o risco de desprendê-la facilmente do anzol durante o arremesso ou dentro da água, porém, sua isca fica com aspecto mais natural.
Mas isso não impede que você pesque com o crustáceo inteiro, desde que ele esteja bem iscado no anzol.
Porque camarão com sulfito atrapalha a pescaria?
Usam-se sulfitos em camarões para o beneficiamento do crustáceo e essa substância tem como objetivo inibir a reação oxienzimática de escurecimento, desencadeada pela melanose em crustáceos.
No entanto, usar a isca com sulfito pode atrapalhar a produtividade da pesca, pois quando essa substância entra em contato com a água, iniciasse um processo químico.
É ai que o problema começa. Resumidamente, essa química chega a liberar enxofre, que é bastante caracterizado pelo seu cheiro, desse modo, o peixe percebe esse odor e não é atraído pela isca e sim, espantado por ela.
- Congelando camarão em período de defeso
Usar camarão congelado como isca pode ser alternativa muito válida, ainda mais se o período for de defeso. Mas cuidado, você deve ter algumas precauções.
Para conservá-lo somente no gelo, é necessário deixá-lo naturalmente e evitar a limpeza com água da torneira.
Com auxílio de uma tesoura, corte a cabeça e limpe bem a área, mantendo a casca, reservando em potes pequenos e no freezer.
Antes do congelamento, pode-se usar uma pitada de sal sobre os camarões, isso ajudará na firmeza da textura.
Mas afinal, o que é o período de defeso do camarão?
O período de defeso do camarão acontece em determinada época do ano e sua pescaria estará proibida ou controlada pelos agentes ambientais.
Essa paralisação é obrigatória e necessária para a proteção e reprodução da espécie. O pescador que desrespeitar o período de defeso do camarão pode responder por crime ambiental e estará sujeito a multa.
No Brasil, o período de defeso é estabelecido pelo IBAMA, juntamente com o Conselho Nacional de Agricultura e Pesca (Conepe) e é definido de acordo com a espécie e região. Para camarões, no geral, o período pode ocorrer entre novembro a fevereiro.
ATENÇÃO: Antes da embarcação, imprescindível consultar as autoridades sobre os determinados períodos de defeso da região do ano presente.
Por fim, listamos as principais espécies que podem ser fisgados com isca de camarão.
- Agulha
- Betara
- Badejo
- Bagre-bandeira
- Carapau
- Cherne
- Corvina
- Miraguaia
- Pampo
- Peixe-espada
- Peixe-galo
- Pescada
- Robalo
- Sargo-de-dentes
- Ubarana
- Vermelho-cioba
- Xaréu
Gostou das dicas? Agora é só aproveitar!
O Epeixão te deseja uma ótima pescaria.
Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.
Deixe um comentário