A Pesca Legislação de Pesca Licença de Pesca Amadora

Categorias De Carteiras Amadoras E Limites De Navegação

Categorias De Carteiras Amadoras E Limites De Navegação
Escrito por epeixao

Para adquirir um barco e começar a navegar dentro das normas, conheça as categorias de carteiras amadoras e os limites de navegação e verifique se você se está dentro das exigências.

É muito importante navegar com consciência e segurança, para que sua vida não seja colocada em risco e não aconteçam acidentes no mar, um território misterioso e desconhecido.

Veja a seguir quais são as categorias de carteiras amadoras e limites de navegação, para que você possa navegar da melhor maneira.

Conheça as categorias de carteiras amadoras e os seus limites de navegação

Se você pensa em pilotar um barco, precisa conhecer quais são as categorias de carteiras amadoras e os seus limites de navegação, para navegar de acordo com as normas especificadas na lei.

Portanto, veja neste artigo todas as normas de carteiras amadoras e entenda quais são as regras para começar a pilotar seu barco da maneira correta.

Normas de carteiras amadoras

Os pilotos amadores são pessoas habilitadas de acordo com normas designadas pela Carteira de Habilitação de Amador, ou seja, a CHA e, com este registro, eles são castrados em um sistema especializado, chamado Sistema Informatizado de Cadastro de Pessoal Amador, o SISAMA.

Para se cadastrar no SISAMA existem algumas categorias que devem ser atendidas e tipos de especialização, como:

    • Capitao-Amador ou CPA, que é uma pessoa que se especializa para pilotar barcos de navegações que passam por portos nacionais, ou seja, dentro do país, até portos estrangeiros, sem que haja um limite de afastamento no perímetro da costa.

Esta especificação vale para todos os veículos aquáticos, exceto as motos aquáticas.

    • Meste-Amador ou MAS, que é o piloto amador que possui autorização para conduzir barcos que podem passar pelas costas dentro do país e costas nos limites internacionais, sempre seguindo as delimitações da costa por onde irão passar.
    • Arrais-Amador ou ARA, que é o piloto que pode conduzir seu barco dentro das delimitações de embarcações no nível interior e, assim como os outros, esta categoria também não está autorizada a pilotar moto aquática.
    • Motonauta ou MTA é a habilitação par pilotar exclusivamente uma moto aquática, sempre respeitando os limites estipulados dentro da navegação do nível interior.
    • Veleiro ou VLA é a categoria onde o piloto pode conduzir barcos à vela, que não necessitam e um motor para serem movimentados. E, estes tipos de barcos sempre devem manter os limites dentro da navegação interior.

Dentro destas categorias de condução de barcos, é muito importante lembrar que os pilotos que são incluídos dentro das categorias CPA, MAS e ARA devem possuir também a autorização para pilotar a moto aquática, caso assim desejarem.

E, além disso, a autorização para conduzir moto aquática deve ser obtida quando o piloto renovar sua CHA, dando continuidade à sua autorização de condutor.

Limites de navegação

Após conhecer quais são as habilitações de categoria amador para conduzir embarcações, é preciso entender também quais são os limites de navegação permitidos para manter seu passeio seguro.

Dessa forma, cada habilitação deve respeitar seu limite, sendo eles:

  • Navegação Interior número 1, para veleiro, arrais-amador e motonauta:

Estas embarcações devem ser sempre realizadas nos limites de segurança, ou seja, dentro das áreas de águas abrigadas como, por exemplo, baías, lagoas, canais, rios e lagos.

Isto por que estas áreas possuem a verificação necessária para que estas embarcações naveguem de maneira segura, sem que apresentem qualquer dificuldade em seu trânsito marítimo.

  • Navegação Interior número 2, par veleiro, arrais-amador e motonauta:

Este limite de navegação inclui águas que são consideradas parcialmente abrigadas, desde que sejam observados níveis de ondas significativas e o clima seja bem acompanhado, levando em conta contratempos, como ventos além do esperado.

  • Navegação costeira, incluindo mestre-amador e capitão-amador

Este limite de navegação pode ser realizado por mestres amadores e capitães amadores, dentro da visibilidade da costa.

Ou seja, é possível navegar tranquilamente, desde que não seja excedido o limite de 20 milhas náuticas.

  • Navegação oceânica, permitida para a categoria capitão-amador

Este limite de navegação é incluído na categoria de “sem restrições”, ou seja, é realizada nos portos nacionais e nos limites estrangeiros, permitindo que a embarcação navegue em alto mar, fora da visibilidade da costa de embarcação.

Vale lembrar também que as habilitações de estrangeiros são aceitas, desde que as autoridades marítimas de seu pais de origem emita uma autorização que permita o navegante transitar em outro território.

E, além disso, a habilitação pode variar de embarcações dentro da mesma categoria, desde que sejam conduzidas em áreas interiores.

Portanto, se você deseja conduzir seu veículo aquático de forma apropriada, é muito entender sobre as categorias de carteiras amadoras e limites de navegação, identificando quais são as suas especificações e o processo de regularização.

Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.

acesse o epeixao.com e se divirta pescando em amigos
participe agora do nosso chat do whatsapp

Sobre o autor

epeixao

Deixe um comentário