A pesca esportiva no Brasil é um pouco menos desenvolvida do que em outros lugares do mundo, como na América do Norte, por exemplo, mas é um local incrível para a prática desse esporte. O Brasil possui uma grande diversidade de peixes e de ambientes aquáticos, que oferecem desafios e emoções para os pescadores.
Para praticar a pesca esportiva no Brasil, é necessário obter o registro de pescador amador junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pagando uma pequena taxa anual. Homens a partir dos 65 anos e mulheres a partir dos 60, assim como aposentados, são isentos da taxa. O registro pode ser feito pela internet, no site do MAPA.
Além do registro pessoal, as embarcações também devem possuir registros específicos para cada atividade, dependendo de seu tamanho e que tipo de peixe busca. As embarcações estrangeiras devem seguir as mesmas diretrizes das embarcações nacionais.
A pesca esportiva tem limitações maiores que a pesca profissional, pois tem a intenção de manter a modalidade apenas para quem não tem pretensão comercial. O pescador pode pescar e transportar até 10kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando em águas continentais e de estuários, e tem o direito de levar consigo até 15kg de pescado e mais um exemplar de qualquer peso, quando estiver praticando a pesca em águas marinhas.
Alguns estados têm legislações específicas mais restritas do que estas diretrizes nacionais, portanto, procure informações no seu estado de atuação. Além disso, existem períodos e locais proibidos para a pesca, que devem ser respeitados para evitar multas e apreensões. Você pode consultar essas informações no site do IBAMA.
Uma das principais características da pesca esportiva é que os peixes sejam devolvidos para a água após serem fisgados, exceto se estiverem feridos ou se forem destinados ao consumo próprio no mesmo dia. Essa prática visa preservar os recursos pesqueiros e evitar o desperdício. Para isso, existem algumas técnicas e cuidados que devem ser seguidos pelos pescadores:
- Manusear o peixe o maior tempo possível dentro d’água;
- Manter as mãos molhadas para manusear o peixe fora d’água, já que a mão seca retira o muco que protege o peixe nesse ambiente hostil;
- Usar anzóis sem farpa ou com a farpa amassada;
- Em caso de pesca em profundidade maiores do que 9 metros, puxar o peixe de forma mais devagar, para dar tempo que ele possa se adequar em relação à pressão da água;
- Para cansar menos o peixe, usar uma linha de comprimento maior do que a recomendada, para que a luta dure menos tempo;
- Na hora de retirar o anzol do peixe, utilizar um alicate de bico. Se o anzol estiver muito profundo dentro do peixe, cortar a linha e deixar o anzol dentro do peixe;
- Usar iscas artificiais ou moscas, já que peixes fisgados com essas iscas têm maiores chances de sobrevivência.
A pesca esportiva é uma atividade que proporciona lazer, diversão, contato com a natureza e respeito aos peixes. Mas, para que ela seja realizada de forma segura e legal, é preciso seguir as regras e as melhores práticas que mencionamos neste artigo.
Se você quer praticar a pesca esportiva no Brasil, mas não sabe por onde começar, conte com a ajuda da Epeixão, uma empresa que assessora e intermedeia a realização de pescarias em alto mar em todo o litoral brasileiro, conectando pescadores a barqueiros, com a parceria de seus barqueiros e associados.
A Epeixão agencia pescarias em alto mar nas modalidades costeira de alto mar, costeira, de baía e oceânica, sempre selecionando os melhores barcos e mostrando os melhores roteiros e espécies de peixes encontradas em cada região e época. O propósito da Epeixão é tirar as dúvidas dos pescadores referentes a barcos, roteiros e peixes para proporcionar a melhor experiência na pescaria dos seus sonhos.
Não perca tempo e acesse o site da Epeixão para saber mais sobre os serviços oferecidos e os destinos disponíveis. Você vai se surpreender com as possibilidades de aventura e diversão que a pesca esportiva no Brasil pode oferecer. Acesse https://epeixao.com e faça sua reserva!
Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.
Deixe um comentário