Olá, pescador! Eu sou um apaixonado pela pesca de peixes de superfície em águas quentes, e neste artigo eu vou compartilhar com você algumas dicas que eu aprendi ao longo dos anos. A pesca de superfície é uma modalidade muito emocionante, pois permite ver o ataque do peixe à isca, e sentir toda a força e a briga do bicho. Mas para ter sucesso nessa pescaria, é preciso conhecer algumas técnicas e estratégias que eu vou te ensinar agora.
Escolha o equipamento adequado
O primeiro passo para uma boa pescaria de superfície é escolher o equipamento adequado. Você vai precisar de uma vara de ação rápida, que tenha uma ponta firme e sensível, para poder trabalhar bem a isca e fisgar o peixe com rapidez. A vara deve ter entre 5 e 7 pés de comprimento, e uma libragem entre 10 e 25 libras, dependendo do tamanho do peixe que você pretende capturar.
O molinete ou carretilha deve ter uma boa capacidade de linha, pois os peixes de superfície costumam fazer corridas longas e rápidas. A linha deve ser preferencialmente de multifilamento, que tem menos elasticidade e mais resistência, e um diâmetro entre 0,20 e 0,35 mm. Você também pode usar um líder de fluorcarbono ou monofilamento, com cerca de 1 metro de comprimento, para evitar que o peixe corte a linha com os dentes ou com a abrasão.
Escolha os melhores locais e horários
O segundo passo para uma boa pescaria de superfície é escolher os melhores locais e horários. Os peixes de superfície costumam se alimentar mais nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde, quando a luz do sol é mais fraca e eles se sentem mais seguros para sair da proteção das estruturas. Por isso, esses são os melhores horários para tentar fisgá-los.
Os locais mais propícios para encontrar os peixes de superfície são aqueles que têm alguma estrutura submersa ou próxima à superfície, como pedras, galhos, troncos, vegetação, ilhas, barrancos, etc. Essas estruturas servem como abrigo e ponto de emboscada para os predadores, que ficam à espera das presas que passam pela superfície. Por isso, você deve lançar a sua isca o mais próximo possível dessas estruturas, e trabalhá-la com movimentos variados e atrativos.
Escolha as iscas mais eficazes
O terceiro passo para uma boa pescaria de superfície é escolher as iscas mais eficazes. As iscas artificiais são as mais indicadas para essa modalidade, pois permitem imitar o comportamento das presas naturais dos peixes de superfície, como insetos, pequenos peixes, anfíbios, etc. As iscas artificiais podem ser divididas em três tipos principais: as zarações, as poppers e as hélices.
As zarações são iscas que têm um formato alongado e achatado na parte frontal, e que produzem um movimento em zigue-zague na superfície da água quando trabalhadas com toques curtos e secos da vara. Esse movimento imita um peixe ferido ou assustado, que tenta fugir dos predadores. As zarações são muito eficientes para atrair peixes como tucunarés, traíras, robalos, etc.
As poppers são iscas que têm um formato arredondado e uma cavidade na parte frontal, e que produzem um som de estalo e uma bolha de ar na superfície da água quando trabalhadas com toques fortes e espaçados da vara. Esse som e essa bolha imitam um inseto ou um peixe que cai na água, e que desperta a curiosidade e a agressividade dos predadores. As poppers são muito eficientes para atrair peixes como dourados, cachorras, bicudas, etc.
As hélices são iscas que têm um formato cilíndrico e uma ou mais pás giratórias na parte traseira, e que produzem um som de turbina e uma onda de água na superfície quando trabalhadas com recolhimento contínuo e moderado da linha. Esse som e essa onda imitam um animal em fuga ou em perseguição, e que provoca a competição e a voracidade dos predadores. As hélices são muito eficientes para atrair peixes como pirarucus, aruanãs, pacus, etc.
Conclusão
A pesca de peixes de superfície em águas quentes é uma das mais divertidas e emocionantes que existem, pois permite ver o ataque do peixe à isca, e sentir toda a força e a briga do bicho. Mas para ter sucesso nessa pescaria, é preciso seguir algumas técnicas e estratégias que eu te ensinei neste artigo. Você deve escolher o equipamento adequado, os melhores locais e horários, e as iscas mais eficazes.
E se você quer ter ainda mais diversão e emoção na sua pescaria de superfície, eu tenho uma dica especial para você: conheça o serviço de intermediação de pescarias fornecido por Epeixão, no site www.epeixao.com. Lá você vai encontrar as melhores opções de destinos, guias, barcos, hospedagens, pacotes e preços para a sua pescaria de superfície em águas quentes. Não perca tempo e faça já a sua reserva!
Venha pescar com segurança com a Epeixão Pescaria em Alto Mar. Somos a maior intermediadora de pescarias do Brasil e temos a equipe mais qualificada para proporcionar momentos inesquecíveis de pesca esportiva em alto mar.
Deixe um comentário